O livro “Silent Spring” (A Primavera Silenciosa), da bióloga americana Rachel Carson, lançado em 1962, é considerado o marco da revolução ambientalista e do despertar da consciência ecológica. Questionava de forma eloqüente a confiança cega da humanidade no progresso tecnológico ao mostrar, por exemplo, que DDT penetra na cadeia alimentar e acumula-se nos tecidos gordurosos dos animais, inclusive do homem (chegou a ser detectada a presença de DDT até no leite humano), com o risco de causar câncer e dano genético.
Sua maior contribuição foi trazer a conscientização pública de que a natureza é vulnerável à intervenção humana. É uma discussão que permanece atual com a questão dos alimentos geneticamente modificados.
Importante mencionar que é quase impossível comprar esse livro na edição em português, no Brasil. Isso porque há especulações que uma grande empresa de pesticidas e agrotóxicos comprou os direitos de comercialização do livro no país. Mas, não podemos deixar que essa atitude nos prive de tão importante leitura.
É possível fazer o download do livro pela Internet:
http://pt.scribd.com/doc/118951790/primavera-silenciosa-rachel-carson
http://biowit.files.wordpress.com/2010/11/primavera_silenciosa_-_rachel_carson_-_pt.pdf